Paróquia_de_Faria_Lemos_-_Foto_Daniel_A

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO - Faria Lemos

A Paróquia nossa Senhora do Rosário foi criada em 13 de setembro de 1924, no distrito de Faria Lemos, antiga colônia Dona Isabel, hoje município de Bento Gonçalves - RS. A devoção à Mãe de Deus com o título de Nossa Senhora do Rosário, no entanto, é muito mais antiga e remonta à segunda metade do século XIX, com a chegada dos imigrantes italianos na serra gaúcha.

Em outubro de 1898 foi celebrada a primeira festa dedicada a Nossa Senhora do Rosário, em Faria Lemos. A festa da padroeira sempre foi relevante para os imigrantes que deixaram sua terra natal na Itália, principalmente da região do Vêneto. A união das pessoas, o trabalho, a dedicação e a gastronomia local, transformaram a festa em um evento atrativo, relacionado à identidade da comunidade.
 
Ao longo do tempo, a paróquia foi crescendo e atualmente possui 16 comunidades. Seu atendimento pastoral é realizado em conjunto com a paróquia São Roque, pelos padres Moacir Canal, Adelar Adolfo Zanetti e Valdir Thums. A missão da Paróquia é levada à frente também pelos leigos das diversas pastorais e serviços presentes na matriz e nas comunidades, que dão dinamismo à evangelização centrada na pessoa de Jesus Cristo, por meio de Maria.

Conheça as comunidades da Paróquia Nossa Senhora do Rosário:

- Comunidade Nossa Senhora do Rosário - Matriz
- Comunidade São Paulo - Linha Paulina
- Comunidade Santo Antônio - Linha Paulina
- Comunidade São Martinho - Linha Paulina
- Comunidade Santo Antônio - Alcântara
- Comunidade São Pedro - Linha 71
- Comunidade Nossa Senhora Imaculada
- Comunidade São João Nepomuceno
- Comunidade São Valentim - Vale Aurora
- Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes
- Comunidade Santa Lúcia
- Comunidade São Valentim - Linha 96
- Comunidade São José
- Comunidade São Luís
- Comunidade Nossa Senhora da Natividade